quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Meu querido Ladrilho Hidráulico

Eu sou apaixonada por esse tipo de revestimento, acho que ele traz um belo colorido ao ambiente e também um ar descontraído e divertido.
Aqui em casa eu usei em uma pequena área de respingo na pia da cozinha, ficou lindo.
As vezes eu fico só olhando e admirando esse colorido e suas pequenas imperfeições.

Mas as coisas não foram tão fáceis...

A primeira luta foi:
Onde comprar essas belezuras???
Na minha cidade só encontrei por encomenda e por uma pequena fortuna, não que eu não concorde com o preço, o problema é, que meu dinheirinho não nasce em arvore e muito menos está sobrando, então deixei eles para serem comprados por quem tem $$$ de sobra.
Meu pai falou que no Centro do Rio tinha várias lojas, mas fiquei receosa de ir sem ter certeza do local, a solução foi pedir ajuda para os amigos do Face. E como quem tem amigos não morre pagão, eis que recebi algumas ótimas indicações de locais onde vendem os Ladrilhos Hidráulicos.
Beijo para as lindas Angelina, Laila e Beatriz, suas dicas me foram de muita ajuda.
Com as dicas dos locais e um sonho na cabeça (sonho sim, eu queria muito aqueles ladrilhos) lá fui eu para o Centro do Rio, na Frei Caneca para ser mais exata, munida de um bom par de tênis, com muito tempo e paciência para escolher com calma os meus queridinhos e claro na companhia da melhor,minha mãezinha querida.
Chegando lá fiquei com os olhinhos brilhando tamanho as variedades de cores e modelos, são várias lojas.
Depois de um passeio para reconhecimento da área, um senhor muito simpático nos indicou um loja e o nome de uma vendedora que, segundo ele, era uma das melhores na região.
Lojinha encontrada, fui logo procurar a vendedora indicada.
A vendedora é super fofa e tem uma verdadeira paixão pelos Ladrilhos Hidráulicos.
Ela mostrou muita agilidade ao montar o meu desenho no estilo pathcwork.
Não foi fácil decidir que tamanho de peças levar, pois a minha área de respingo não foi planejada para receber os Ladrilhos Hidráulicos, logo se você pretende utiliza-los já fique sabendo que eles são fabricados em tamanhos específicos, tipo: 20X20, 15X15, 10x10...
Tente encaixar seu projeto nessas medidas para evitar os indesejáveis cortes que podem estragar o seu desenho.
Enfim, com as peças escolhidas, o pessoal da loja sugeriu que eu tirasse uma foto do desenho pronto para que eu conseguisse reproduzi-lo em casa.
Antes de fechar a compra preste muita atenção em todas as peças, olhe uma por uma.
Procure por trincas, manchas, deformidades em geral pois depois não dá para corrigir.
Minha mãe foi fundamental nessa etapa da compra, olhou clinicamente todas as peças.
PS: Lembre-se de que se tratam de peças artesanais e que será inevitável se deparar com alguns pequenos defeitos, fique realmente atento as trincas e manchas.

A segunda luta foi:
Quem vai instalar os meus queridinhos???
Em todas as pesquisas que eu fiz pela internet os fabricantes eram unanimes:
Contrate um bom profissional, de preferencia um azulejista.
Ok, queria muito contratar um bom profissional, mas alguém poderia me dizer onde ele mora?
Mas, como eu não sou boba, eu já tinha uma carta na manga: meu Papai querido!!!
Profissional escolhido, agora era a hora de escolher a disposição das peças (acabamos não seguindo o desenho original).
Eu mencionei que o espaço escolhido para a colocação dos ladrilhos não havia sido projetado para recebe-los logo, tivemos que cortar e pensar num jeito de camuflar esses cortes (os cortes foram feitos com uma makita).
Nesse momento entrou em ação a minha queridíssima irmã, ela ficou um bom tempo comigo tentando descobrir a melhor forma de esconder os recortes.
Preste atenção, eu amo esse cantinho da cozinha, mas o mais correto seria ter escolhido desenhos geométricos ou cores lisas para que os cortes não ficassem tão visíveis.
Como marinheiro de primeira viagem na arte da colocação dos Ladrilhos Hidráulicos, meu pai deixou uma junta de uns 2 mm entre os ladrilhos, só mais tarde descobrimos que não é correto deixar espaços para rejunte entre os ladrilho.
Então,preste atenção, na hora de instalar os Ladrilhos nada de deixar espaço entre eles, cole-os um bem juntinho ao outro, pois esse tipo de material não precisa de espaço para se expandir.

A terceira luta:
Como proteger os Ladrilhos Hidráulicos???
Os Ladrilhos são peças frágeis e muito porosas, algumas manchas podem ser retiradas lixando as peças, mas nem sempre o resultado é satisfatório.
Na loja que eu comprei os  Ladrilhos, a vendedora indicou um óleo que protege as peças, o problema era que a lata de 900 ml custava R$98,00 , eu toda faceira pensei: Não vou comprar aqui, vou procurar e comprar pela internet que deve ser bem mais barato.
Ledo engano, não foi nada fácil achar o troço produto indicado e, quando eu encontrava, o preço mais o valor do frete ficavam com um valor bem mais elevado do que o oferecido na loja.
O jeito agora era encontrar um substituto, foi ai que conheci a Resina Líquida, só que eu não queria que meus Ladrilhos tivessem nenhum tipo de brilho, eu queria que eles permanecessem foscos.
Comecei a pesquisar por produtos impermeabilizantes que não alterassem as características originais dos Ladrilhos.
E nesse meio tempo meus lindinhos estavam sendo bombardeados, lembram que eles protegem a parede na área de respingo da pia e que não estavam protegidos, isso estava me tirando o sono.
Achei um produto ótimo que impermeabilizava e não alterava as características dos Ladrilhos, ou seja, eu teria Ladrilhos foscos e protegidos.
Ótimo! Problema resolvido!
Só que não.
O produto impermeabilizava que era uma beleza só que não dava vida aos meus Ladrilhos, quando eu os lavava e enquanto eles estavam molhados, eles ficavam com uma cor mais viva, realçada e era isso que eu queria.
Voltei para minhas pesquisas...
Enfim, depois de muito custo e receio resolvi experimentar a Resina Líquida.
Eu tinha medo de que ficasse muito brilhoso mas resolvi me arriscar.
Comprei uma latinha que custou até mais barata do que o produto impermeabilizante.
Quando abri veio o primeiro susto, ela tem uma consistência leitosa e eu imaginava que ela fosse ser mais parecida com um verniz.
Passei a Resina Liquida (ainda descrente) com o auxilio de um pincel fino.
Na primeira demão já percebi que era aquele o efeito que eu buscava.
A aplicação foi super fácil e ficou exatamente como eu esperava.
Meu maior pecado foi deixar os Ladrilhos Hidráulicos tanto tempo sem proteção, alguns dos meus ficaram com pequenas manchas de mofo, molho e gordura, uma tristeza.
Antes de resiná-los eu os lixei com uma lixa bem fina, dos tipo que são próprias para massa corrida, o que melhorou muito a aparência das manchas, mas não retirou por completo. Tudo bem, confesso que as manchas são daquelas que apenas o dono da casa percebe, mas fiquei chateada.
O correto é proteger os Ladrilhos Hidráulicos antes mesmo da instalação.
Não se arrisque, os Ladrilhos são porosos e se manchar não tem com recuperar.

A luta ainda não acabou.
Lembram que deixamos um espaço entre os Ladrilhos?
Então, como são peças de cores diferentes eu não consigo decidir que cor e nem que tipo de rejunte usar.

Ufa, acho que é só isso, se eu lembrar de algo eu conto depois.
Espero poder ajudar as pessoas que assim como eu, nem sempre encontram mão de obra qualificada ou que gostam de realizar um bom "faça você mesmo".

Sei que o post ficou extenso, mas como as coisas já aconteceram, achei melhor falar tudo de uma vez do que ficar dividindo o assunto em vários posts.

O xodó da minha cozinha

Resina Líquida




6 comentários:

  1. amei!! ficou lindo!! vc como sempre arrasando com toda essa determinação e criatividade. Sua casa vai ficar show! da trabalho mas vale a pena...

    ResponderExcluir
  2. Quando te chamarem de amador, lembre-se: amadores fizeram a Arca de Noé e profissionais fizeram o Titanic.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vim fazer uma visita...hehehe. Respondi seu comentário lá no blog.
    Olha, quando a gente começa a fazer as coisas por conta própria a gente entra numa curva de aprendizado. Errar faz parte do processo. E vou te falar a verdade, depois de anos fazendo nós mesmo, continuamos errando...kkkkkk. Mas sabe qual é a coisa boa? Se não contar seus erros pra ninguém que for a sua casa, eles não irão perceber! Acredite em mim... O resultado continua lindo. Ladrilhos hidráulicos são lindos e ponto final! Então adotamos essa postura aqui em casa, mostramos no blog os erros e acertos (assim ninguém precisa errar), e no dia a dia fingimos que nenhum dos defeitos existem...kkkkkkkkk
    Eu estava pensando em te dar uma opinião no rejunte, mas também estou na dúvida. De cara pensei no bege, mas depois pensei se uma tonalidade mais escura combinaria mais com a pedra... difícil, hein?!

    Enfim, boa sorte na escolha e quem sabe a gente não se encontre?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, com relação a cor dor rejunte, eu ainda não tenho ideia do que fazer.
      Já pensei em um tom terroso tipo tijolo sabe? ou um beje, ou um cinza da própria argamassa ou sei lá que cor, mas assim que resolver eu posto o resultado aqui no bloguinho.
      Muito obrigada pela visita e me desculpa pela bagunça, mas vc sabe como é, nós estamos passando por uma reforma. rs

      Excluir